Córdova (província da Argentina)
A província de Córdova limita-se ao leste com as províncias de Santa Fé, ao norte com Santiago del Estero, a oeste com Catamarca, La Rioja e San Luis, e ao sul com La Pampa.
É dominada pelas serras no noroeste e pelos pampas no restante de seu território. O clima é temperado com chuvas que diminuem de leste para oeste. A produção de cereais e oleaginosas (trigo, milho, girassol, amendoim e soja) está destinada, em sua maior parte, à exportação. O gado bovino e ovino alimenta-se de forrageiras cultivadas ou de pastos naturais no centro e no sudeste.
O gado bovino leiteiro é de grande relevância e originou uma próspera indústria láctea. Nas serras e nas planícies semi-áridas do oeste cria-se gado ovino e caprino. As indústrias se concentram na cidade de Córdova, capital da província e um dos distritos industriais mais importantes do Argentina. Produz materiais de transporte, automóveis, equipamentos, tecidos, petroquímicos e cimento, entre outros.
A beleza paisagística da área serrana constitui um dos pólos turísticos nacionais mais importantes. A província se encontra em um entroncamento de vias de comunicação com as demais regiões.
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário